CMI: Balanço da atividade desportiva municipal com "nota positiva".

2019-06-13 16:40

Categoria: 

Concelho: 

Sábado, dia 15 de junho, durante todo o dia, a Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré acolhe o Festival de Natação do Programa de Iniciação à Natação. Também no sábado, mas no dia 29 de junho, é a vez da Piscina Municipal de Ílhavo ser o palco para o Festival de Natação da Escola Municipal de Natação.

Estes dois momentos encerram o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Ílhavo para a promoção da prática e atividade desportivas, "com nota bastante positiva e com uma forte recetividade e participação, nas diversas iniciativas promovidas".

Para além do planeamento regular da atividade física e desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular, "foram vários os pontos altos promovidos, ao longo do ano letivo, no âmbito do Desporto Municipal, em parceria com as Escolas, perspetivando-se a sua continuidade e o seu reforço no futuro".

O programa municipal 'OlimpÍlhavo - Atividades Terra' juntou mais de meio milhar de crianças na Escola Secundária de Ílhavo, associando-se, este ano, ao Festival de Educação Física, Desporto, Lazer e Turismo – Festival 4ALL. Os cerca de 500 alunos do 5.º ao 12.º ano, representando os três agrupamentos de escolas do município, disputaram, entre si, vários jogos de Basquetebol 3X3, Voleibol, Ténis de Mesa, Xadrez e Minigolfe, num espírito de fair play e convívio.

Pelo nono ano consecutivo, a Câmara Municipal assumiu a organização do Corta-Mato Escolar Municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Município. Mais de 500 alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, participaram nesta prova disputada no Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação. Esta nona edição teve ainda uma nota de destaque e novidade da participação de alunos do CASCI.

Já o 'OlimpÍlhavo - Atividades Náuticas' teve um sabor especial com a primeira edição do Programa Municipal 'Vela para Todos', que "ganhará maior dimensão no próximo ano, fruto do investimento e da candidatura aos Fundos Comunitários do Mar2020 e do seu alargamento aos clubes, para além da comunidade escolar".

O Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré foi o palco escolhido para a edição de 2019 do DesportÍlhavo que proporcionou aos mais de 1.500 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município um dia recheado de atividades lúdicas e desportivas.

A diversidade da oferta desportiva deste Programa Municipal, ao qual se acrescenta ainda o Triatlo Escolar (1.ª edição) e o Voleibol (Gira-Volei), tem como principal objetivo "proporcionar aos jovens alternativas desportivas às tradicionais modalidades, como o futebol, nomeadamente na vertente do atletismo e dos desportos aquáticos, fruto das potencialidades que a Ria oferece nesta vertente e que importa explorar".

As piscinas municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré "deram outra dimensão ao desporto de água, normalmente associado à natação, com abordagens diferentes". Os 'Sábados Divertidos Náuticos' proporcionaram, a cerca de 150 crianças, a experimentação de Surf, Stand Up Paddle e Canoagem numa piscina.

O Programa Municipal Férias Divertidas, repartido por três momentos temporais (Verão e Natal 2018 e Páscoa 2019) "tiveram uma recetividade muito elevada e são já uma referência para as famílias que encontram neste projeto uma alternativa muito importante para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens durante a interrupção letiva. Mas o desporto e a atividade física não se desenvolvem sem o papel fundamental dos Clubes, Associações, Fórum Náutico do Município de Ílhavo e Entidades Privadas, com os quais o Executivo procura promover um conjunto vasto de parcerias e protocolos que visam complementar o trabalho realizado".

Esta estreita ligação ficou espelhada na assinatura dos vários Contratos-Programa para 2018-2019, que contemplam um investimento de 325 mil euros, e, também, "nas inúmeras iniciativas que são promovidas pelo tecido associativo desportivo do Município, com apoio da Autarquia: o Prémio de Atletismo de “Os Ílhavos”, que este ano contou com cerca de 300 alunos das escolas; a Meia Maratona de Ílhavo, cada vez com maior dimensão e importância; a Travessia da Ria a Nado e o Aquatlo, com perto de 150 participantes; a Corrida Popular da Costa Nova; a Taça Nacional de Petanca, que se realizará na Gafanha da Nazaré; a Festa de Encerramento do Minibasquete da Associação de Basquetebol de Aveiro; entre outros".

"Também a nível Regional e Nacional, o Município de Ílhavo começa a ser uma referência, não apenas pelos resultados desportivos conquistados por atletas e clubes, mas porque várias entidades reconhecem as potencialidades que o território apresenta e a capacidade de trabalho e mobilização que a Autarquia desenvolve. Exemplos disso, são o Protocolo de Cooperação assinado, em março, entre a Câmara Municipal, a Associação de Futebol de Aveiro e a Federação Portuguesa de Futebol para a promoção e incentivo à prática do futebol; e também o protocolo assinado com a Federação Portuguesas de Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Aveiro que trará a Ílhavo o estágio de preparação para o Europeu da equipa nacional Sub 16 masculinos, um torneio de preparação do Europeu de Sub16 masculinos com as seleções nacionais da Bielorrússia e da Bélgica, a Etapa Challenge e a Etapa de Aveiro do Circuito Nacional 3x3 (que será modalidade olímpica em 2020, em Tóquio) e a realização de uma ação de formação da Escola Nacional de Basquetebol - Clinic de Treinadores".