CIRA à margem dos testes Covid nas creches da região.

2020-05-15 14:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Com a abertura de creches a partir da próxima segunda, dia 18, e sem contacto atempado por parte do Governo, os Municípios da Região de Aveiro dizem não estar reunidas condições para colaborar nos testes necessários à reabertura dos estabelecimentos.

Depois da polémica com a falta de testes em lares, em Março, anuncia-se novo potencial foco de polémica com as creches. Os Municípios reprovam a abordagem e dizem que a situação fica nas mãos da Segurança Social.

“Feita uma avaliação dos desenvolvimentos do processo dos Testes aos Funcionários das Creches, que foi desencadeado de forma desestruturada e apenas nos últimos três dias, entendem os Presidentes das Câmaras Municipais da CIRA que não estão minimamente reunidas as condições necessárias para a desejável cooperação institucional que envolveria a participação da CIRA e dos seus Municípios associados neste processo de contornos pouco claros, ficando assim o processo a ser gerido pelo Instituto da Segurança Social (ISS) de Aveiro”.

Mensagem deixada no dia em que a Comunidade intermunicipal faz balanço ao trabalho feito em lares.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, os 11 municípios, Agrupamento de Centros de Saúde, Universidade de Aveiro e Centro Hospitalar do Baixo Vouga fazem balanço à “Operação Testes Lares / MTSSS – UA”.

Até dia 15 de maio foram planeados e até final do mês serão executados cerca 3.000 Testes a Idosos e Funcionários, em 50 Lares, de 10 dos 11 Municípios da CIRA (o Município de Ovar não integrou esta operação pelas suas especificidades na gestão do Covid-19).

O “consórcio) assume que o nível da execução está próximo do planeado.

Uma ação desenvolvida em “estreita ligação” ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social com envolvimento direto da Ministra.

O planeamento da execução dos Testes Covid-19 a Idosos e a Funcionárias dos Lares de IPSS da Região de Aveiro seguem um trabalho de organização política, executando o ACeS-BV a operacionalização e as colheitas nos Lares.

A UA, em colaboração com o CHBV, realiza as análises laboratoriais e o processamento dos resultados com o ACeS-BV e com o CHBV, sendo de realçar a capacidade da UA em instalar esta nova unidade laboratorial Covid-19 na sua Escola de Saúde, com trabalho técnico realizado com o CHBV e protocolado com o MTSSS.

Os Responsáveis destas quatro entidades envolvidas realizam encontros semanais para fazer balanço.

CIRA (Ribau Esteves), AceS (Pedro Almeida), CHBV (Margarida França – administração - e Diretor Clínico Frederico Cerveira) e UA (Vice-Reitor Artur Silva), têm realizado duas reuniões por semana para gerir todo o processo.

Cerca de 670 Testes que vão ser realizados até ao final do presente mês de maio, terminando assim a primeira volta de Testes nos Lares da Região de Aveiro.

Como compromisso político, da Comunidade Intermunicipal assume que pretende prossiguir com uma segunda volta de testes.

“Queremos enaltecer o bom trabalho realizado pelas quatro entidades envolvidas nesta operação, com a colaboração fundamental dos Dirigentes das IPSS onde se realizam os Testes, demonstrando a importância do trabalho de equipa, e dando por esta via mais um bom exemplo da importância de se capacitar a Região de Aveiro com um Centro Hospitalar com a devida qualidade, executando a ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro com construção de uma unidade de ambulatório e de uma unidade de centro académico clínico (integrando a UA), no quadro do CHBV, qualificando também os Hospitais de Águeda e Estarreja”, refere nota da CIRA