CIRA contra criação de parque natural. BE reclama contra "políticas ultrapassadas".

2021-12-03 11:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro afirma a sua total oposição à criação de um Parque Natural da Ria de Aveiro.

Esta ideia que resulta de uma iniciativa do BE aprovada na Assembleia da República sob a forma de recomendação abrange uma área alargada da ria com extensões à Pateira de Fermentelos.

Os Municípios não encontram “utilidade” nesta ação e dizem que só vai complicar a relação com a envolvente ambiental penalizando atividades de relevante importância económica e social.

Recusam mais burocracia e pedem mais investimento na qualificação reafirmando a aposta na criação de uma entidade gestora próxima da laguna.

O Bloco de Esquerda reage e diz que a política dos municípios para a Ria está ultrapassada.

Em defesa da recomendação, o BE adianta que a proposta aprovada pelo Parlamento abrangente por englobar as atuais 7 áreas protegidas da Ria de Aveiro, das Dunas de São Jacinto, da Pateira e do Rio Vouga.

“Não surpreende que a CIRA, presidida por Ribau Esteves cujo grande objetivo era a construção de uma mega marina, de um complexo imobiliário na Ria de Aveiro, e de empreendimentos hoteleiros nos terrenos da antiga lota de Aveiro, seja contra a criação de um parque natural. A sua política é a da desproteção ambiental e da promoção da especulação imobiliária e de uma economia ultrapassada”.