Cimeira Parlamentar Mundial contra a Fome e a Má Nutrição é em Madrid.

2018-10-25 15:05

Categoria: 

Concelho: 

Terá lugar em Madrid (edifício do Senado), nos próximos dias 29 e 30 de outubro, a Cimeira Parlamentar Mundial contra a Fome e a Má Nutrição.

A Assembleia da República estará representada pelo deputado eleito pelo círculo de Aveiro, Ulisses Pereira, na sua qualidade de Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

É uma iniciativa conjunta do Parlamento Espanhol, da Agência Espanhola para a Cooperação e Desenvolvimento (AECID), da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Frente dos Parlamentos da América Latina e Caraíbas contra a Fome.

A Agenda UN 2030 insta os países para redobrarem os seus esforços de forma a atingir o objetivo de desenvolvimento sustentável (SDG2), tendo como metas terminar com a fome, atingir a segurança alimentar e melhorar a nutrição, bem como promover a agricultura sustentável, de forma a contruir um mundo em que ninguém fique para trás. Estes desafios são particularmente importantes quanto segundo as estimativas da FAO existiam no mundo mais de 815 milhões de cidadãos malnutridos, um número que infelizmente tem vindo a crescer.

Na cimeira, para além das reuniões plenárias, existem três sessões temáticas, a saber: O fim da fome e as suas causas; O desafio da nutrição; Formas para atingir SDG2.

Ulisses Pereira destacou ser este o primeiro encontro com estas caraterísticas a nível global, “esperando que os Parlamentos assumam as suas responsabilidades nesta luta cujo sucesso é fundamental para o futuro da humanidade”.