Ciclaveiro revela resultados de inquérito sobre compromisso de candidaturas para a mobilidade sustentável.

2017-09-18 11:24

Categoria: 

Concelho: 

Há consenso entre os partidos que responderam ao inquérito da Associação Ciclaveiro sobre a importância de fomentar a mobilidade ciclável.

O inquérito foi disponibilizado e enviado no passado dia 16 de Agosto às cinco forças políticas candidatas mas apenas três responderam faltando à chamada a coligação "Aliança com Aveiro" (PSD/CDS-PP/PPM) e a Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV).

Destaca-se o “consenso generalizado” entre as forças políticas sobre a necessidade do município de Aveiro apostar nos próximos quatro anos, de “forma eficaz e consequente”, nos modos de transporte activos e sustentáveis e na humanização do espaço público.

O aumento da utilização da bicicleta como modo quotidiano de deslocação e na redução do uso excessivo do automóvel no concelho é desafio assumido pelo PS, PAN e BE. O PS quer mesmo chegar aos 12% de taxa modal de utilização da bicicleta no município de Aveiro até 2021. O PAN acredita que é possível chegar aos 7,5% e o BE não traçada metas.

Assinala-se, também, a importância atribuída à melhoria das condições infra-estruturais para a mobilidade em bicicleta, assim como pela efetiva redução do perigo rodoviário para peões e ciclistas no município e por espaços urbanos mais seguros para todos.

Redução dos limites de velocidade em certas áreas e a construção de pistas cicláveis que promovam a ligação do centro das cidade às freguesias são apostas para cumprir com “sustentabilidade”.

A Ciclaveiro “congratula-se” que as forças políticas ativas no município de Aveiro “estejam progressivamente mais sensibilizadas e conscientes acerca da importância das indissociáveis questões de mobilidade urbana e de ocupação do espaço público para a atractividade e competitividade do território e a qualidade de vida das pessoas, e cada vez mais empenhadas e comprometidas com políticas de mobilidade activa e sustentável e de humanização dos espaços urbanos em Aveiro”.