Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinala Dia Internacional da Pessoa Ostomizada.

2021-10-02 08:46

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinala o Dia Internacional da Pessoa Ostomizada.

Para assinalar a data, a Equipa de Enfermagem de Estomaterapia do CHBV endereçou, aos utentes seguidos na Consulta/Hospital de Dia de Estomaterapia, um postal personalizado com uma mensagem de apoio.

Desde 14 de maio de 2018, existe, no CHBV, a consulta de enfermagem de Estomaterapia que apoia pessoas que viram o seu corpo mutilado a partir de uma cirurgia.

A equipa de enfermagem de Estomaterapia tem por função apoiar os doentes ostomizados, sobretudo, através do ensino de técnicas e competências que lhes conferem a possibilidade de se adaptarem à sua nova condição, contribuindo para a autonomia e qualidade de vida similar à que tinham antes da cirurgia.

O Dia Internacional da Pessoa Ostomizada, que se comemora desde 1993 no 1º sábado de outubro, tem como objetivo contribuir na integração na sociedade de todas as pessoas ostomizadas assim como consciencializar da quantidade de obstáculos e barreiras que tem que enfrentar diariamente para poder seguir em frente com suas vidas, depois de um procedimento cirúrgico que lhes deixa sequelas físicas e emocionais.