Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo duplica capacidade para acolher animais.

2023-02-20 07:50

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo inaugura a obra de ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo.

O CROACI passa a ter sensivelmente o dobro do espaço e melhores condições de receção e acolhimento de pessoas e animais.

Investimento total de 82 mil euros, com financiamento de 15 mil euros no âmbito do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia, garantidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro.

Esta estrutura, junto aos Armazéns Gerais da autarquia, na Gafanha de Aquém, em Ílhavo, garante a recolha, transporte e alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios.

Tem alojamento obrigatório dos animais para sequestro ou quarentena sanitária, ou o alojamento resultante de recolhas compulsivas, determinadas pelas Autoridades Competentes; Alojamento; garante procedimentos veterinários ao nível da profilaxia médica e sanitária; Identificação animal; Recolha, receção e eliminação de cadáveres de animais e trabalha a adoção de animais.

Em 2022, foram recolhidos na via pública 85 animais e entregues no CROACI 11. Foram restituídos ao seu dono 27 e adotados 64.

Já este ano de 2023, foram adotados três cachorros abandonados à porta do CROACI.

Atualmente, o CROACI conta com 21 cães, quase todos disponíveis para adoção.

A inauguração das obras está marcada para as 16h desta segunda-feira.