CELPA promove formação sobre limpeza da floresta.

2018-02-28 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação da Indústria Papeleira (CELPA) quer ajudar os proprietários florestais a cuidar da floresta e promove ações de informação. O projeto “Melhor Eucalipto” quer melhorar a produtividade na Mealhada, Vouzela, Alvaiázere e Arganil.

Agendou quatro sessões para proprietários florestais e arranca esta quarta na Mealhada em parceria com a Organização Florestal Atlantis.

No dia 1 de Março segue para Vouzela, no distrito de Viseu; dia 7 de Março vai estar em Alvaiázere, no distrito de Leiria e a 8 de Março em Arganil, distrito de Coimbra, esta última com o apoio da Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil.Todas as ações de informação destinadas a proprietários florestais contam com uma parte teórica, em sala, e outra prática, no campo. Os oradores serão técnicos das empresas associadas da Associação da Indústria Papeleira, The Navigator Company e Altri, assim como do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel.O principal objetivo destas sessões, que decorrem entre as 9h30 e as 14h30, é partilhar o conhecimento técnico da indústria papeleira com os produtores florestais.

O Projecto Melhor Eucalipto foi lançado no final de 2015 e tem como objetivo melhorar a qualidade e produtividade dos povoamentos de eucalipto em Portugal, comunicando boas práticas de gestão florestal.

O Raiz, Instituto de Investigação da Floresta e Papel, é dirigido por Carlos Pascoal Neto, antigo vice reitor da UA onde coordenou as áreas da cooperação com a sociedade, de transferência de tecnologia, apoio ao empreendedorismo, inovação e cooperação com o tecido empresarial na UA.

Carlos Pascoal Neto recebeu em 2005, juntamente com os colegas do seu grupo de investigação, o primeiro prémio de mérito científico da Tecnicelpa (Associação Portuguesa de Técnicos de Celulose e Papel).