Candidato à distrital do PP diz que deputados deveriam estar equidistantes.

2017-11-27 22:00

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura de Alferes Pereira à Distrital de Aveiro do PP exige “imparcialidade” ao Presidente do Conselho Nacional de Jurisdição, António Carlos Monteiro, e diz que é necessário falar verdade sobre a atribuição das letras das candidaturas.

O rival de Jorge Pato, que se apresenta a sufrágio com a letra A, está preocupado com o processo eleitoral e pede a João Almeida e António Carlos Monteiro que mantenham equidistância.

Os dois deputados à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Aveiro estarão ligados ao processo (João Almeida é Mandatário da lista B e António Carlos Monteiro será primeiro subscritor de uma Comissão de Honra) e para a candidatura de Alferes Pereira contrariam os princípios seguidos no passado por Paulo Portas.

O candidato contesta a atribuição das letras a várias candidaturas às Concelhias. Sendo que a crítica vai para a atribuição de letra B nos casos de listas únicas exigindo que todas as listas únicas tenham como letra identificadora a letra A. O candidato diz que em situações idênticas quando há uma lista única é-lhe atribuída a letra A.

“E como saberiam que a lista distrital afecta a Jorge Pato seria a B? Só depois de entregues todas as listas é que se tem noção da ordem e respectivas letras… Seria positivo que fossem apresentados os comprovativos da entrega e correcção das listas, com data e hora”.

A candidatura estuda a possibilidade de solicitar a intervenção do Conselho Nacional de Jurisdição mas diz que esbarra na presença de António Carlos Monteiro, presidente do Conselho Nacional de Jurisdição do CDS e primeiro subscritor da Comissão de Honra de apoio à lista B concorrente à Distrital de Aveiro, liderada por Jorge Pato.

“Na nossa opinião, o presidente do Conselho Nacional de Jurisdição nunca deveria pertencer, apoiar ou envolver-se em qualquer lista ou candidatura a órgãos distritais do CDS, sob pena de, caso seja solicitado algum parecer ao órgão que dirige, vir a ser juiz em causa própria”.