Campanha do Banco Alimentar em recolha de alimentos.

2018-12-01 07:43

Categoria: 

Concelho: 

Arranca, este fim de semana, 1 e 2 de dezembro, mais uma campanha de recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Esta ação solidária nacional envolve mais de 40 mil voluntários em mais de 2 mil super e hipermercados, que convidam quem vai às compras a partilhar alimentos com quem precisa de ajuda. A campanha prolonga-se até 9 de dezembro na internet.

As ações de recolha desenrolam-se duas vezes por ano e em Junho deste ano, o distrito de Aveiro garantiu cerca de 100 toneladas de alimentos na “campanha saco” com quebra de 12% em relação à campanha do ano passado.

Nessa altura participaram 1200 voluntários com presença em 150 superfícies comerciais.

No final da campanha, o resultado é distribuído localmente – ainda com recurso ao voluntariado – a pessoas com carências alimentares, por intermédio de mais de 2.600 instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano em todo o país.

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares em atividade distribuíram 22.866 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 32 milhões de euros), num movimento médio de 91 toneladas por dia útil, prestando assistência a 2.600 instituições que os entregaram a perto de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas, de acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Adicionalmente e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a oportunidade de se deslocarem aos pontos de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza ainda o portal de doação online www.alimentestaideia.pt.