Câmara Municipal de Ílhavo apoia campanha nacional de vacinação da gripe.

2020-10-19 16:18

Categoria: 

Concelho: 

Tem início, hoje, a campanha de vacinação da gripe promovida pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) que permite vacinar 150 mil pessoas com 65 ou mais anos nas farmácias aderentes, atenuando a elevada pressão que é exercida, no contexto atual, sobre os centros de saúde, unidades de saúde familiar e unidades locais de saúde e, simultaneamente, criar condições para que mais pessoas tenham acesso à vacina da gripe.

Apesar de esta vacina ser gratuita, a sua administração implica um custo para o cidadão. Neste sentido, a Câmara Municipal de Ílhavo associou-se a esta iniciativa e irá comparticipar esse encargo a todos as pessoas com 65 ou mais anos, residentes no Município e que se desloquem a uma das cinco farmácias que aderiram à campanha.

Esta opção da Autarquia, segundo a Vereadora do Pelouro da Saúde e da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, “vem reforçar as medidas preventivas ou de combate à COVID-19 que o Município tem desenvolvido desde o início da pandemia”.

Pese embora, a vacinação ser gratuita para os cidadãos com 65 ou mais anos de idade, em algumas situações, o custo de ministrá-la numa farmácia é, atualmente, de 2,5 euros. Para usufruir desta medida, basta ter 65 ou mais anos, procurar uma das farmácias aderentes e fazer prova de residência no Município de Ílhavo, não sendo necessária receita médica.

No Município de Ílhavo, um dos 37 que assinaram, a nível nacional, o protocolo com ANF, as farmácias aderentes que integram esta campanha são a Farmácia Ançã Castro (Barra), a Farmácia Moderna, a Farmácia Santos e a Farmácia Senos (Ílhavo) e a Farmácia Morais (Gafanha da Nazaré)