Câmara de Ílhavo suspende limpeza dos Passadiços na Praia da Barra.

2022-05-25 17:09

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo decidiu suspender os trabalhos de retirada de areia da zona dos passadiços nas dunas da praia.

Depois da queixa conjunta da Quercus e do Movimento Não Lixes que pedia a suspensão dos trabalhos devido ao recurso a maquinaria pesada sobre as dunas,

a autarquia informa que “suspendeu os trabalhos de limpeza dos passadiços da Praia da Barra, por tempo indeterminado, e irá convocar uma reunião de urgência, para as próximas horas, com a Quercus e o Movimento Não Lixes”.

Explica que os trabalhos de conservação visam manter os passadiços transitáveis, garantir a acessibilidade pedonal às pessoas e a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.

A retirada de areias acaba por limpar os passadiços e zonas próximas, algo que os coletivos ambientais entendem como intrusivo e além do necessário.

Em nota divulgada ao final da tarde, a Câmara de Ílhavo explica que no decorrer desta operação de conservação estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas.

A estrutura liderada por João Campolargo vai mais longe e explica que a criação de circuito em passadiço é uma forma de proteger as dunas.

“Circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único. Esta intervenção vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços, de modo a garantir a sua acessibilidade”.

 

 

 

Foto: MNL