Câmara de Ílhavo contesta 'posição' do PS no processo de adjudicações das obras de manutenção do Museu Marítimo de Ílhavo. "Estão dentro da legalidade", assegura a Autarquia.

2021-02-10 15:46

Categoria: 

Concelho: 

Na sequência do facto do PS/Ílhavo ter questionado os procedimentos de adjudicação das obras de manutenção em curso no Museu Marítimo de Ílhavo, na última reunião do Executivo Municipal, os responsáveis da Autarquia dizem que não estranham "este tipo de observações por parte dos Vereadores do PS, já que tem sido, desde há algum tempo a esta parte, uma realidade repetida, com o condenável recurso a uma linguagem que tende a transformar a política num mero lamaçal".

Para a Câmara "tornou-se um infeliz hábito dos Vereadores da oposição colocar tudo em causa, ver e imaginar problemas onde eles não existem, nem nunca existiram, levantar infundadas suspeitas e desconfianças em tudo o que diz respeito a procedimentos de concursos, apenas com o intuito do aproveitamento político e da demagogia fácil", incam.

"Estas sucessivas tentativas de querer (sem o conseguir) manchar a imagem do Executivo levantam igualmente suspeitas e críticas diretas ao trabalho desenvolvido pelos técnicos da Autarquia que acompanham e gerem os projetos e as empreitadas executadas no Município", sublinha a CMI.

Os Vereadores do PS Ílhavo "levantam estas suspeitas e desconfianças apenas com o simples objetivo de criar ruído, de colocar em causa o desenvolvimento do Município e das Freguesias e o bem-estar das populações, sem conseguirem provar qualquer irregularidade, qualquer ilegalidade ou ato ilícito. Aliás, como o comprova o histórico recente de suspeições idênticas. Afirmam, em comunicado, que a 'opção tomada está no limite da legalidade, mas que podem deixar dúvidas de transparência'".

Na opinião da CMI "A legalidade não se mede pela maior aproximação ou maior afastamento de cada ato ao seu limite. Ou é legal ou não é legal. Estando dentro dos parâmetros que a lei define é, independentemente do valor ou critério, um procedimento legal. É apenas isso que está em causa nas obras de manutenção do Museu Marítimo de Ílhavo ou em qualquer outra empreitada".

"Eventualmente, motivados pela pressão e algum nervosismo derivado de contextos alheios à gestão da Autarquia, os Vereadores da oposição limitaram-se, mais uma vez, ao levantamento de falsas suspeitas. Mas foram incapazes de perceber a importância das intervenções em curso no Museu Marítimo de Ílhavo ou da necessidade de trabalhos complementares para que a manutenção tenha resultados práticos, eficazes e mais duradouros originando a abertura de outros procedimentos de adjudicação que foram efetuados dentro da total legalidade e normalidade que a lei não só permite como o exige".