Câmara de Ílhavo assinou Procolo de apoio financeiro à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (71 mil euros).

2020-07-15 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Prosseguem as sessões de assinatura dos Protocolos de Apoio Financeiro às Freguesias, aprovados em reunião de Câmara Municipal, no passado dia 18 de Junho, e que representam um investimento global de 210 mil euros, bem como a apresentação de projetos a implementar nas Freguesias do Concelho de Ílhavo.

Assim, hoje de manhã, realizou-se a cerimónia na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (10h00).

A verba faz parte do pacote de financiamento de 210 mil euros euros atribuído às Freguesias para a execução de obras e aquisição de equipamento.

Na Gafanha da Nazaré estão previstas intervenções no cemitério, arruamentos, demolição do antigo Lavadouro junto à Casa da Música e a ligação da rede de saneamento aos balneários do Complexo Desportivo.

Fernando Caçoilo explicou todo o processo. O Protocolo serve para apoiar financeiramente as Juntas de Freguesia do Concelho. À Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré coube uma verba na casa dos 71 mil euros. (com áudio, CI completa)

Carlos António Rocha, Presidente da Junta de Freguesia disse estar "muito satisfeito" com o acordo conseguido. "Tenho um regozijo imenso porque quando se tem, de um ano para o outro, um aumento de mais de 50 por cento isso não me trás insatisfação, pelo contrário", vincou. (com áudio, CI completa)

"Importa realçar o entendimento e a confiança mútua demonstrados pelos Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia na sessão de assinatura, que permitiu, na sequência das diversas reuniões, chegar a um pleno entendimento para a elaboração das propostas incluídas neste Protocolo".

"O trabalho conjunto e a relação institucional permanente entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia tem sido fundamental para a melhoria continua da qualidade dos serviços prestados à comunidade, bem como para o desenvolvimento sustentado da Freguesia". "São exemplos, a construção da Rede de Saneamento Básico alargada a toda a área da Freguesia, o Nó de Acesso às Praias, a Requalificação da Av. Fernão de Magalhães e da Rua Comendador Egas Salgueiro, a reabilitação de todo o Parque Escolar do Ensino Básico e Pré-escolar, nomeadamente as escolas da Cambeia, Cale da Vila, Chave, Praia da Barra e Marinha Velha, a construção do Corredor Ciclável entre a Bresfor e a Ponte de Barra, a recente substituição de palmeiras no Jardim Oudinot, a repavimentação de arruamentos e reparação de passeios, e que representam, neste mandato, um investimento realizado perto dos 5 milhões de euros".

A Construção do Futuro na Freguesia espelha-se ainda em novos projetos, a iniciar brevemente, num investimento superior a 2,5 milhões de euros: a requalificação do Largo do Cruzeiro e da zona envolvente ao Bairro do Bebedouro, a reabilitação viária e a construção dos passeios na Rua São Francisco Xavier, a requalificação da zona envolvente ao Santuário de Schoenstatt a projeção de novas estruturas de mobilidade suave de ligação a outras freguesias, concretamente a S. Salvador (via Gafanha de Aquém) e à Gafanha da Encarnação, a reabilitação estrutural e museológica do Navio-Museu Santo André e a respetiva zona de receção, ou a construção da marginal à Av. dos Bacalhoeiros, da responsabilidade do Porto de Aveiro, com a parceria da Câmara Municipal de Ílhavo, entre outros, como, por exemplo, pavimentações, construção de passeios ou a reformulação de circulação rodoviária e respetiva sinalética.

Sexta-feira, 17 de Julho, será na Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação (apresentação de projetos e visita à obra, concluída, da Escola Básica Encarnação Sul) às 17h00.