Câmara de Estarreja activa no combate à COVID-19.

2020-03-25 15:39

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja "tem trabalhado para implementar medidas, por um lado de prevenção e de combate a esta pandemia no seu território, por outro de apoio aos estarrejenses com especial atenção à população mais fragilizada".

Para além da intervenção nas várias áreas da sua competência, como a Proteção Civil ou a Ação Social, as preocupações focam-se na área da Saúde. Fruto do acompanhamento e monitorização diária da Câmara Municipal junto das entidades de saúde locais e regionais, e tentando dar resposta às necessidades mais urgentes de proteção dos profissionais de saúde, e consequentemente de todos os utentes, a autarquia vai disponibilizar de imediato equipamentos de proteção individual (EPI) para as unidades de saúde do concelho e Bombeiros Voluntários de Estarreja. E tem já em curso a aquisição de uma encomenda massiva de equipamentos de proteção individual, destinados não só às unidades de saúde como também às IPSS do concelho.

A autarquia procedeu também à aquisição de um ecógrafo para o CHBV – Centro Hospitalar do Baixo Vouga, equipamento essencial para funcionamento dos ventiladores. Mantém-se em estreita articulação com as instituições de saúde locais, incluindo o Centro Hospitalar, no sentido de tentar prover às suas necessidades imediatas.

"Infelizmente, o tempo de resposta no fornecimento destes materiais não é tão imediato quanto se pretende, face à pressão que existe atualmente no mercado mundial, mas a autarquia estima que no prazo de 2 semanas os EPI agora adquiridos estejam em condições de serem distribuídos aos seus destinatários primordiais: os profissionais de saúde do concelho, Bombeiros e IPSS".

Tendo em vista a instalação de uma área COVID-19 em Estarreja, a Câmara Municipal irá também alugar um contentor para criar as condições necessárias para o rastreio e realização de testes à doença.

Estas ações representam um investimento global de cerca de 400 mil euros, sendo que cerca de 150 mil euros serão comparticipação de privados, nomeadamente da APQ - Associação Portuguesa da Química e Empresas Químicas e o restante será assumido pelo Município.