Câmara de Aveiro programa actividades para os Museus da cidade.

2021-07-21 17:23

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro vai promover atividades de 'Serviços Educativos' nos Museus da cidade durante os próximos meses.

'Cerâmica em estado líquido' terá lugar nos dias 24 de julho, 28 de agosto, 11 de setembro e 9 de outubro sempre às 10h00 e destina-se a todos os públicos e famílias. Tirando partido do verão e em preparação para a XV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a atividade iniciará com a escolha e recolha de alguns elementos da Natureza no Jardim do Rossio.

Depois, no Museu, será trabalhada a "nobre porcelana (...) sentindo a suavidade desta pasta cerâmica que, na forma de barbotina tem toque de seda, envolvendo-se as folhas, plantas, ramos e flores que vão ficar imortalizadas pela cerâmica em estado líquido (barbotina). A cerâmica, combinada com o fogo da cozedura, vai criar formas de arte provenientes da natureza". Ao mesmo tempo, explora-se uma técnica utilizada por artistas representados na Bienal. As peças serão entregues aos participantes após a cozedura.

Outra proposta são as visitas guiadas à exposição 'Escrito Sob o Solo e Caminhar Sobre a Muralha' previstas para os dias 31 de julho, 21 de agosto, 4 e 25 de setembro, sempre às 10h00.

Com início na exposição 'Escrito sob o Solo' serão abordados os trabalhos arqueológicos em Aveiro e ver alguns dos achados arqueológicos de referência. Após a introdução na exposição, "partir-se-á para a exploração da cidade, calcorreando o percurso da muralha e a relevância dos trabalhos arqueológicos para conhecer a memória e como ainda hoje molda o urbanismo".

Estas duas atividades permitem a participação até 10 participantes cada uma.

No Museu de Aveiro / Santa Joana podem ser agendadas visitas e ateliers temáticos. 'Cruzar Idades no Jardim das aromáticas' é a proposta para julho.

"Partindo da observação direta de obras de arte em exposição no Museu de Aveiro / Santa Joana, nas quais a botânica é o tema de representação, pretende-se criar diálogos que coloquem os grupos participantes – os seniores e as crianças – em situações de participação ativa e cruzada comunicando comentários e interpretações".

Sob mediação de um técnico do Museu que fará a comunicação inicial do significado e simbolismo das plantas e das flores representadas nas obras de arte, será feita a visita comentada no interior do Museu de Aveiro.

A ida ao jardim das plantas aromáticas na envolvente ao Museu de Aveiro / Santa Joana é opcional.