Câmara de Aveiro anula concurso de concessão da Move Aveiro e abre novo procedimento.

2015-10-30 11:05

Categoria: 

Concelho: 

As duas candidaturas apresentadas à concessão da Move Aveiro não convenceram o executivo municipal de Aveiro e, por questões processuais, a autarquia vai recuar anulando o primeiro procedimento e confirmando, ato contínuo, a abertura de novo concurso. As empresas concorrentes (ZAPVELOZ – Viagens e Turismo Lda. e RODONORTE – Transportes Portugueses SA) viram as propostas excluídas por não cumprirem os requisitos definidos no procedimento de concurso. 

Nas contas da autarquia são mais três meses que vai custar a operação que irá cair em 2016. Baixar “expetativas”, com melhoria nas condições que permitam aumentar a atratividade do concurso, é a aposta do Executivo Municipal agora mais conhecedor da sensibilidade do mercado.

Com o novo concurso há novas condições com aumento do valor base de 0,50 €/Km para 0,60 €/Km na compensação que cabe ao Município. Dá-se a contabilização dos percursos em Vazio, a garantia de entrega dos veículos ou embarcações não substituídos durante a vigência da concessão ao concedente, nova fórmula de cálculo do valor dos autocarros adquiridos durante a Concessão e no caso de existirem financiamentos por leasing financeiro (obrigatoriamente com opção de compra) o Concedente tomará a posição do concessionário no contrato, deduzindo o valor do capital em dívida no contrato de leasing, ao montante apurado por peritagem/avaliação conjunta do valor do autocarro no final da concessão.

Finalmente, a revisão do valor da estimativa das obras de reabilitação do Centro Coordenador de Transportes baixa de 500 mil para 400 mil euros.