Câmara de Anadia e Direção Geral do Património Cultural assinam protocolo.

2020-09-28 18:19

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, a celebração de um protocolo de colaboração com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) com o objetivo de partilhar informação entre as duas entidades.

A DGPC está a proceder à atualização do inventário do património imóvel, classificado ou em vias de classificação. A colaboração pretende ainda incluir informação temática e geográfica que possibilite a respetiva caracterização patrimonial e disponibilização pública numa plataforma web, em cumprimento das suas atribuições no domínio do inventário, classificação, estudo e proteção do património cultural imóvel.

O objeto do protocolo passa por reforçar a cooperação institucional entre as duas entidades, visando a proteção e valorização dos imóveis classificados ou em vias de classificação; integrar os imóveis classificados de interesse municipal no inventário dos imóveis classificados; integrar os dados nos sistemas de informação geográfica da DGPC e divulgá-los na sua página eletrónica; e criar novos instrumentos que permitam uma eficiente gestão do património cultural imóvel, tornando mais eficaz o relacionamento institucional entre as partes.

De acordo com o protocolo, a autarquia anadiense compromete-se a fornecer à DGPC a cartografia digital atualizada e homologada, respeitante às áreas onde se encontrem inscritos imóveis, conjuntos, monumentos e sítios classificados ou em vias de classificação, respetivas zonas de proteção, passeios e nomes de via.

Por sua vez, a Direção Geral do Património Cultural compromete-se a facultar à autarquia os dados atualizados constantes do Sistema de Informação Geográfica relativos ao património imóvel situado no município.

A DGPC tem como missão assegurar a gestão, a salvaguarda, a valorização, a conservação e o restauro dos bens que integram o património cultural imóvel.