Câmara de Anadia apoia investidores no sector do vinho.

2020-01-08 17:15

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, em reunião de executivo, realizada, no dia 8 de janeiro, as Normas Específicas para atribuição de apoios a participações em feiras no setor vitivinícola, no âmbito do programa “Invest em Anadia”, as quais se aplicarão a pessoas coletivas e singulares que exerçam atividades no setor vitivinícola, com sede no concelho de Anadia e inscritos na Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Este é o segundo ano em que o Município atribui este tipo de apoios que visam, designadamente estimular e promover os agentes económicos do setor vitivinícola, através da atribuição de uma comparticipação financeira para apoio na presença em feiras setoriais, nacionais e internacionais, de reconhecido interesse para o setor.

As normas, agora aprovadas, têm por objetivo definir critérios e pressupostos para a atribuição de uma comparticipação financeira, que este ano tem o valor de 750,00 euros, a cada uma das quatro candidaturas selecionadas, para compensação de despesas relacionadas com a participação nos certames.

Os apoios para o ano de 2020 circunscrever-se-ão aos seguintes eventos: Vinexpo Paris, que se realiza, entre 10 e 12 de fevereiro, em Paris; e ao ProWein – International Trade Fair For Wines and Spirits que se realiza, entre 15 e 17 de março, em Düsseldorf, na Alemanha.

Podem candidatar-se as pessoas coletivas e singulares que exerçam atividades no setor vitivinícola, com sede no concelho de Anadia e inscritos como associados da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

A avaliação das candidaturas será efetuada por um júri constituído por um representante do Município de Anadia que presidirá, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Rota da Bairrada.

Na avaliação das candidaturas, o júri vai ter em conta alguns critérios, nomeadamente o número de produtos certificados pela CVB, com selos Bairrada e Beira Atlântico; e o volume de negócios. Serão ainda valorizadas as candidaturas apresentadas por jovens agricultores.

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 13 e 25 de janeiro.