Câmara de Águeda recebe distinção 'Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021'.

2021-03-05 15:36

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda acaba de vencer mais um prémio na área do Desporto, atribuído pela Plataforma Cidade Social, desta vez relativo ao Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021. A esta distinção junta-se as duas recebidas no final do ano passado, o primeiro lugar na “Presença Digital no Desporto do ano 2020” e o segundo lugar na “Intervenção Covid-19 no Desporto do ano 2020”.

O Município de Águeda foi eleito pelos seus pares (pelos 130 Municípios de todo o país que fazem parte daquela estrutura) como tendo o melhor Plano de Manutenção das instalações desportivas do país, na categoria de concelhos entre 10.001 e 50.000 habitantes.

“As áreas da saúde e do desporto são fundamentais e estratégicas para nós, sendo visíveis nas políticas de incentivo desportivo que adotamos e nas boas práticas que têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o objetivo de fundo de toda a ação municipal, baseada no conceito de que o “Desporto é vida”, é promover o aumento da prática da prática da atividade física e desportiva na população do concelho.

Neste sentido, torna-se essencial dotar os equipamentos desportivos municipais das condições adequadas e com a máxima qualidade para promover um desporto para todos, pelo que a Câmara de Águeda desenvolveu um plano de manutenção específico para cada instalação desportiva, que foi agora distinguido pela Plataforma Cidade Social, numa votação efetuada pelos restantes municípios.

Melhorar a funcionalidade das instalações desportivas; prolongar a vida útil dos equipamentos, máquinas e do próprio espaço; melhorar a imagem e assegurar a higienização dos espaços ou reduzir os custos financeiros (com otimização dos consumos energéticos, de água e consumíveis) são alguns dos pressupostos que o Plano de Manutenção se propõe atingir, com a meta máxima de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Para cada um dos equipamentos desportivos municipais (Piscinas Municipais, Estádio Municipal, Águeda Bike Park, Polidesportivos, entre outros) foi elaborado um documento onde constam as Instruções de Trabalho, que estabelece as orientações, elabora a lista de tarefas necessárias e determina as ações a realizar para atingir os pressupostos de melhoria definidos.

Refira-se ainda que o Município de Águeda tem uma rede de dez trilhos pedestres, cuja manutenção foi consignada às Juntas e Uniões de Freguesias através de protocolos e que são tidos em conta neste Plano de Manutenção.

Este documento aponta ainda que a Câmara de Águeda dispõe de um conjunto de parques de jogo e recreio distribuídos pelo território concelhio, que possuem, tal como determina a legislação em vigor, um “Livro de Manutenção”.