Câmara de Águeda estabelece acordo com a EDP para substituir luminárias.

2020-10-15 15:39

Categoria: 

Concelho: 

Segundo o plano de substituição definido, vão ser colocadas, até final do próximo ano, pelo menos 2.400 luminárias, antecipando-se uma poupança anual de 39 mil euros.

A Câmara Municipal de Águeda assinou, anteontem, um acordo com a EDP – Distribuição, que determina a substituição das luminárias existentes no Concelho por tecnologia LED, permitindo poupanças energéticas e redução de emissões de CO2. “Este é um acordo importante que permite ao Município, na linha da sua política de adoção de medidas ambientalmente sustentáveis, não só reduzir substancialmente a emissão de CO2 como poupar na fatura de eletricidade anual”, realçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que esta alteração será feita de uma forma faseada e concertada por todo o Concelho, nas várias freguesias.

Considerando que a EDP é responsável pelo estabelecimento e preservação das redes de iluminação pública, esta alteração do tipo de luminárias existentes no Município de Águeda vai decorrer no âmbito das acções de manutenção da Iluminação Pública, em que serão aplicadas luminárias com tecnologia LED à medida que forem sendo necessárias substituições devido ao final da sua vida útil, ou por avaria, sempre de acordo com as orientações do Município.

Com base no protocolo firmado, a EDP vai avançar com a substituição faseada das luminárias, sendo que, até final do próximo ano, serão colocadas pelo menos 2.400 luminárias com tecnologia LED em todo o Concelho de Águeda (1.000 ainda este ano e 1.400 no decorrer de 2021).

Segundo apontou a operadora elétrica nacional, a substituição das luminárias do Concelho de Águeda por tecnologia LED, “proporcionará uma redução significativa dos consumos de electricidade com a Iluminação Pública”, cujo custo é assegurado integralmente pelo Município. A EDP calcula que a substituição das luminárias, até ao próximo ano, “mantendo os níveis de iluminação existentes, implicará uma poupança anual correspondente a cerca de 39 mil Imp-05-27_A03 Tipo de Documento: Público Pág. 1 / 2 Praça do Município – 3754-500 ÁGUEDA PORTUGAL Tel (+351) 234610070 – Fax (+351) 234610078 – Linha Verde: 800203197 e-mail presidente@cm-agueda.ptwww.cm-agueda.pt NIF 501090436 euros e uma redução de emissões de CO2 de cerca de 86,5 toneladas, poupança essa que se repetirá anualmente”.

Para os anos seguintes será expectável, segundo o acordo estabelecido, a continuação da substituição de luminárias, em quantidades anuais que serão dependentes dos planos de investimento futuro da EDP Distribuição e tendo em atenção o quadro regulatório definido pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).