Câmara de Águeda distinguida pela programação desportiva para todos.

2023-02-10 18:51

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda acaba de ser distinguida, entre as autarquias que fazem parte dos Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelo Programa Municipal de Desporto para Todos, tendo conquistado a segunda melhor classificação em termos nacionais, nos Municípios com população entre 10.001 e 50 mil habitantes.

“Águeda volta a ser destacada pelas suas políticas de promoção e dinamização desportiva, junto dos vários públicos, certos de que o Desporto é para todos, independente das suas características físicas, (in)capacidades ou idade”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que esta distinção, a par de tantas outras que o Município tem recebido ao longo dos últimos anos, não só “é um reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a implementar”, como responsabiliza a Autarquia a “fazer sempre mais e melhor em prol da saúde e bem-estar da nossa população”.

A Câmara Municipal de Águeda desenvolve vários programas que promovem a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativo ou competitivo (não federado) que visam sensibilizar a população, dos vários segmentos, para os benefícios da prática de atividade física e desportiva de forma regular enquanto elemento-chave para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O Município desenvolve o projeto “Desporto Para Todos – Desporto Adaptado” que representa um dos mais importantes fatores promotores da inclusão, coesão, desenvolvimento psicossocial e combate à discriminação das pessoas com deficiência, sendo catalisador da melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cidadãos.

Com este projeto pretende-se fomentar o acesso de todos ao desporto plural, seja ele em lazer ou competitivo, disponibilizando recursos humanos e materiais, de forma a promover a prática de atividade física a indivíduos com deficiência ou incapacidades. A oferta desportiva disponível, à data, integra diversas modalidades/atividades desportivas: natação adaptada, paracanoagem, judo, paraciclismo, marcha/caminhada e Sup-Padlle Up Adaptado decorrendo as mesmas de acordo com o ano letivo/época desportiva, de forma regular (semanalmente). Paralelamente, o Município apoia a prática desportiva federada, nomeadamente, nas modalidades de Paracanoagem e Judo.

Pontualmente, a autarquia apoia também à organização de diversos eventos desportivos, designadamente: competições, estágios, encontros, torneios em parceria com a ANDDI Portugal– Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, considerando ainda que parcerias institucionais como o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e o CPP – Comité Paralímpico de Portugal são uma mais valia para o desenvolvimento e crescimento do projeto “Desporto Para Todos – Desporto Adaptado”.

De referir que a Autarquia promove, anualmente, o “Ciclo de Formações” junto do tecido associativo concelhio, procurando capacitar e dotar os seus profissionais/agentes desportivos de clubes/associações desportivas e de carácter social, de mais e melhores ferramentas que lhes permitam, junto dos seus utentes, fomentar e desenvolver a prática desportiva.

Um dos exemplos mais recentes foi a formação de “Boccia Sénior” em parceria, com a PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional incentivando a prática da modalidade de Boccia junto da população sénior que, diariamente, frequenta a resposta social – Centro de Dia.

Os vários eventos desportivos que decorrem no concelho ao longo do ano, promovidos ou apoiados pelo Município, foram destacados neste âmbito, que considerou também o trabalho realizado nos vários equipamentos desportivos municipais, como o Centro Municipal de Marcha e Corrida, o Bike Park, as Piscinas Municipais e o Centro de Atividades Náuticas Bério Marques.

Esta distinção destacou ainda a sensibilização e ação pedagógica que a Câmara de Águeda faz junto do público escolar, tendo sido realçado o programa “Pedal in Águeda”, que incorpora todas as atividades realizadas pelo Município em torno das modalidades de bicicleta, independentemente do tipo de público. Dentro deste programa municipal estão englobados projetos específicos com ações concretas de intervenção e dirigidos a públicos diferentes, com destaque para “Bicicleta vai à Escola”, “Escolas com Pedal”, “Águeda Bike 4 Kids” e “Águeda Bike Ativa”, para além de promoção e apoio a eventos e provas desportivas.