Câmara de Águeda compra vários terrenos na zona do Cabeço do Vouga.

2023-11-30 17:06

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu cinco terrenos, na zona do Cabeço do Vouga, na União de Freguesias da Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, numa área total de cerca de 16.600 metros quadrados, desde a Estrada da Pedreira até à estação arqueológica.

“Esta aquisição visa, por um lado, termos condições para retificar o perfil da Estrada da Pedreira e recuperar esta via e, por outro, fazer um estudo mais conclusivo acerca de eventuais estruturas de potencial arqueológico existentes na zona do Cabeço do Vouga”, esclareceu Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Refira-se que a zona da Estrada da Pedreira, que liga Carvalhal da Portela a Lamas do Vouga e que sofreu uma derrocada no último Inverno, vai ser alterada, com a retificação do perfil da via, afastando um pouco a estrada da zona de maior perigo de derrocada.

A solução técnica definida pelo Município implica a eliminação de uma curva, do lado direito, no sentido Lamas do Vouga/Carvalhal da Portela, afastando, assim, a estrada daquela zona onde ocorreu a derrocada.

Para a realização desta obra, o Município de Águeda conseguiu, recentemente, garantir um financiamento do Estado de até 222.600 euros, ao abrigo das medidas de apoio à administração local, por parte da área governativa da Coesão Territorial, para a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações destruídos pelas cheias e inundações.