Câmara da Murtosa investe na construção de três armazéns de apoio à Arte Xávega, na praia da Torreira.

2019-07-08 17:17

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de construção de três armazéns de apoio à Arte Xávega, na praia da Torreira, adjudicada à empresa Edibeiras - Edifícios e Obras Públicas das Beiras, L.da, pelo valor 357.768,63€.

As infraestruturas serão alocadas às três Companhas de Arte Xávega que atualmente operam no Concelho da Murtosa e visam qualificar as condições do exercício da atividade, beneficiando uma comunidade com grande relevância económica, social e cultural, ajudando a perpetuar artes de pesca que fazem parte da matriz identitária das gentes da Murtosa.

Serão construídos três pavilhões, a sudoeste do estacionamento automóvel existente junto à EBI da Torreira, com uma área coberta de cerca de 180 metros quadrados. Os armazéns terão no piso térreo uma área de garagem para recolha de veículos e aparelhos e palamentas das embarcações, uma pequena sala de refeições com “kitchenette” e dois balneários completos. O piso superior, em “mezzanine” foi idealizado para trabalhos com as redes de pesca, desde a sua recolha até reparações e armazenagem.