Câmara da Murtosa investe 250 mil euros em Acção Social Escolar.

2018-07-23 18:48

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal da Murtosa vai reforçar, no próximo ano letivo, o investimento no que concerne ao esforço financeiro associado ao percurso escolar das crianças e jovens, locais "extravasando as suas competências em matéria de ação social escolar e estendendo os apoios a ciclos de ensino que não estão sob a sua alçada", refere a autarquia em comunicado.

Assim, no que concerne ao 1.º ciclo do ensino básico (do 1.º ao 4.º anos de escolaridade), o Município atribuirá a todos os alunos um auxílio económico de 60 euros, para aquisição de manuais, cadernos de atividades e material escolar. Todos os alunos que frequentem o 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) receberão um apoio de 80 euros, sendo 50 euros destinados a comparticipar a aquisição de manuais e cadernos de atividades e 30 euros para a aquisição de material escolar. Relativamente ao 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), a Câmara Municipal atribuirá, a todos os alunos, um apoio de 100 euros, sendo 70 euros destinados a comparticipar a aquisição de manuais e cadernos de atividades e 30 euros para a aquisição de material escolar.

Os alunos carenciados do Concelho que frequentem o ensino superior podem, igualmente, beneficiar de uma bolsa de estudo atribuída pelo Município, que ronda os 1115 euros anuais.

Os apoios financeiros representarão, no próximo ano letivo, um investimento estimado, por parte da autarquia, de cerca de 146 mil euros.

A autarquia assume, igualmente, de forma integral, os custos com transportes escolares, a todos os alunos que sejam elegíveis para receber esse apoio, em todos os ciclos de ensino, prevendo-se um investimento, nesta área, de quase 50 mil euros.

Em suma, no ano letivo 2018/2019, o Município da Murtosa prevê investir em ação social escolar, mais de 250 mil euros.