Bruno Coimbra quer respostas do Governo sobre reforço da aposta na reciclagem.

2017-07-12 12:45

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Bruno Coimbra defendeu esta terça-feira no Parlamento que a reciclagem deve ser encarada como tendo implicações ambientais e económicas para o País.

Numa audição ao ministro do Ambiente sobre as metas de reciclagem em Portugal, o parlamentar social democrata manifestou preocupação pelo eventual incumprimento, denunciado pela Associação Ambientalista Zero.

“A questão da reciclagem e das metas é um assunto com implicações ambientais e económicas para o nosso futuro e por isso, obviamente, é uma questão relevante, a que devemos dar a devida atenção”.

Para o deputado aveirense, “o eventual não cumprimento de metas, a que a Associação Ambientalista Zero se refere, não se reduz à questão da discordância no cálculo entre ‘indiferenciados’ e ‘recicláveis’ e das frações que são sujeitas a tratamento mecânico e biológico”, mas, antes, “na adequação dos sistemas de recolha (porta-a-porta em vez do atual) e na questão da adequação do valor da Taxa de Gestão de Resíduos”.

Na sua intervenção, o deputado do PSD quis saber se o Governo “reconhece ou não validade às críticas da Associação Ambientalista Zero” e se “é patente este risco de incumprimento das metas por parte dos sistemas”.

Instou, por isso, o ministro a pronunciar-se sobre “como vai intervir o Governo para criar condições que garantam esse cumprimento”.