Bruno Coimbra diz que programa Revive está "moribundo".

2018-11-08 07:57

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Bruno Coimbra questionou a Ministra da Cultura sobre a execução do “Programa “Revive”. 

Intervindo numa audição na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o parlamentar social democrata deu o projeto como “moribundo”, dando como “falso” o balanço positivo feito pelo Governo.

Bruno Coimbra enfatizou, na sua intervenção, que foram anunciados, em 2016, 30 edifícios, entre mosteiros e conventos, fortes e antigos quartéis, sem utilização, degradados ou abandonados, que iriam ser reabilitados por privados.

“O que tem a dizer sobre o Mosteiro de Arouca? Ou sobre o Forte da Barra, em Ílhavo? Sobre o Mosteiro de Lorvão, em Penacova? Ou sobre o Castelo de Portalegre, ou o Forte da Ínsua, em Caminha?” questionou Bruno Coimbra, dirigindo-se à ministra e referindo-se ao “Revive”, criado para recuperar e valorizar o património, abrindo-o ao investimento privado, para desenvolvimento de projetos turísticos.

“Acontece, senhora ministra, que afinal não é assim… pois não?” – atirou o deputado do PSD, dirigindo-se à governante, à qual solicitou que clarificasse quantos concursos foram afinal concluídos.

Recordando que em 2016 o governo juntou três ministérios (Finanças, Economia e Cultura) para conceber o Programa “Revive” e que o ministro da Economia dissera que “estes monumentos estavam ao abandono e vão ser transformados em pontos de referência que vão valorizar as regiões”, o deputado aveirense vincou que, “no que depende deste governo, nem são recuperados enquanto monumentos nacionais (ou imoveis de interesse público) nem são recuperados enquanto concessões a privados”. 

“Quantos edifícios estão à data concessionados? Da intenção proclamada de mais de 70 edifícios, estão quantos? Três, quatro?”  – questionou Bruno Coimbra, para concluir que, “afinal, o tal ‘balanço muito positivo’ é falso” e que “este Orçamento esquece, uma vez mais, o património”.