Bloco de Esquerda quer Aveiro como cidade de acolhiamento de refugiados.

2015-09-11 09:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda quer debater o acolhimento de refugiados na próxima Assembleia Municipal de Aveiro. Leva a debate duas propostas. A primeira, uma moção para que a Assembleia declare Aveiro como "município de acolhimento de refugiados" e que manifeste "a sua solidariedade para com os refugiados". O texto apela ainda "ao governo português para que altere a sua postura face a esta crise e que envide todos os esforços para garantir todas as condições necessárias para o bom acolhimento dos refugiados" e declara "o seu empenho e disponibilidade para fazer parte da solução, nomeadamente apelando à criação de uma rede de municípios-refúgio".

A segunda proposta do Bloco é uma recomendação ao executivo para a criação de "um fundo de apoio à inclusão aos refugiados", de "bolsas de estudos ou apoios sociais para futuros estudantes refugiados", de "um gabinete de acompanhamento e aconselhamento para a validação de competências junto de outras instituições" e de "mecanismos e apoios financeiros de acesso ao ensino primário e básico, nomeadamente a creches".Recomenda ainda "preparar a comunidade escolar para a criação de um ambiente acolhedor para as crianças e suas famílias, através de iniciativas culturais e pedagógicas de valorização da diversidade cultural". Por fim recomenda "Articular de forma duradoura as respostas na área da habitação, saúde, educação com a inserção profissional dos refugiados".

O êxodo de sírios em fuga à guerra civil é uma das imagens fortes dos últimos meses tendo a chegada à Europa motivado um debate sobre a forma como os países devem proceder. A criação de barreiras nalguns estados tem merecido críticas da comunidade internacional que procura desenhar uma estratégia de apoio.