Bloco de Esquerda preocupado com futuro da MoveAveiro e atento ao horário laboral dos trabalhadores das autarquias.

2015-03-23 14:04

Categoria: 

Concelho: 

Os planos da Câmara de Aveiro para o futuro da MoveAveiro "deixam-me bastante apreensivo", disse hoje na Terra Nova, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) eleito por Aveiro.

Representantes do Bloco de Esquerda reuniram, esta segunda-feira, com a Direção Regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local para falar sobre a situação da MoveAveiro. Na sequência do encontro Pedro Filipe Soares voltou a deixar críticas aos planos da Câmara para o futuro da MoveAveiro. "Querem desagregar a empresa", acusou. Ribau Esteves "quer internalizar a empresa com a manutenção das 'linhas' exploradas pelos privados o que coloca em causa aspectos que deveriam ser preservados no interesse das comunidades locais, a qualidade do serviço, a protecção do interesse da população, o transporte de crianças, as necessidades de mobilidade da população de Aveiro ficam em causa estas políticas. Agravam o problema e colocam em causa os postos de trabalho dos funcionários", referiu. Pedro Filipe Soares está preocupado com "o futuro da MoveAveiro.

O 'bloquista' falou ainda da questão das diferenças entre autarquias com 40 e 35 horas laborais. Pedro Filipe Soares criticou a postura de Ribau Esteves, Presidente da CIRA e da CMA, relativamente a esta matéria do horário semanal de trabalho nas autarquias. "Ribau Esteves quer impedir que as 35 horas de trabalho semanais vão por diante e isso assusta-me". "Ele está veementemente ao lado do Governo para impedir que os acordos entre os trabalhadores e as Câmaras sejam cumpridos. Está a pressionar os seus colegas da CIRA para que não 'ajudem' os trabalhadores que injustamente são obrigados a trabalhar mais tempo pelo mesmo dinheiro".