Blind Zero e Ala dos Namorados na nova programação do Cineteatro Alba

2015-08-25 11:00

Categoria: 

Concelho: 

Blind Zero, a comemorar os 20 anos de carreira, e Ala dos Namorados, na estrada com a tour “Felicidade”, são dois dos nomes em destaque no novo ciclo de programação do Cineteatro Alba. Aos concertos dos grupos “veteranos”, a 7 de novembro e a 5 de dezembro, respetivamente, junta-se o espetáculo com Márcia, uma das novas vozes da música portuguesa, que vem apresentar o seu último disco, “Quarto Crescente”, a 10 de outubro.

O último quadrimestre do ano traz de volta o OuTonalidades, um ciclo de música que promove formas alternativas de interpretar vários estilos musicais, desde as canções irlandesas, ao Fado, do Jazz ao Folk. Tommy Caggiani Therion Project, Chotokoeu, Kilkash, Edu Miranda Trio, Pedro Jóia, El Pont D´Arcalís, Sandy Kilpatrick e Gnomon são as sugestões para quintas animadas no Espaço Café-Concerto.

Ainda na área da música, o concerto ADUF presta homenagem ao instrumento de percussão de origem árabe a 12 de setembro e o Ciclo Bandas em Concerto apresenta o trabalho que as bandas do Concelho têm desenvolvido ao longo do ano.

“Don Giovanni ou o Imorigerado Imortal” é a primeira proposta de teatro a subir ao palco do Cineteatro Alba a 26 de setembro. Com Ângelo Rodrigues, Liliana Santos e António Machado, esta peça acompanha a vida atribulada do maior conquistador da História. Na noite de 24 de outubro, as atribulações da vida matrimonial dão “pano para mangas” na comédia “Guia para a Felicidade”, com Teresa Guilherme e Manuel Marques e, a 21 de novembro, os seniores da Oficina de Teatro do Programa Idade Maior apresentam a peça “Tenho Barco, Tenho Remos”.

O teatro de marionetas também irá marcar presença na programação. No dia 14 de novembro, o Serviço de Aprendizagem Criativa apresenta “Pelos Cabelos”, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto, inspirada nas ilustrações de João Vaz de Carvalho.

A crise de consciência e a impotência humana para apagar as marcas dos excessos do passado são abordados através da dança no espetáculo “Your Majesties, Welcome to the Anthropocene”, da Vortice Dance Company, a 31 de outubro. Já a aCAdemia de Dança – Clube de Albergaria vai apresentar “Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos” a 28 de novembro, uma reinterpretação do clássico bailado com música de Tchaikovsky.

Na área do cinema, o Cineteatro Alba vai homenagear Manuel Guimarães, nascido em Valmaior – Albergaria-a-Velha há cem anos. Para além de uma exposição e conversa sobre o trabalho do cineasta neorrealista, vão ser exibidas duas das suas obras mais emblemáticas: “Nazaré” (2 de outubro) e “Saltimbancos” (6 de novembro).