BE questiona Ministério do Ambiente sobre morte de peixes no Cais da Ribeira.

2015-03-03 15:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda diz que há milhares de peixes mortos a montante do Cais da Ribeira, em Ovar, e admite que o foco de contaminação possa estar numa avaria de uma estação elevatória da ADRA. “Milhares de peixes, que a população identifica como sendo taínhas, encontram-se numa ribeira que desagua no local conhecido como Cais da Ribeira. A população considera que o foco de contaminação seja a Águas da Região de Aveiro (AdRA). A população alerta que esta situação se tem sido recorrente nos últimos dez anos”, revela o BE.

Segundo o BE, fonte oficial da AdRA admitiu que ocorreram duas avarias consecutivas na estação elevatória do Cais da Ribeira. “A empresa disse que substituiu o equipamento” e “explicou ainda que as avarias devem-se à natureza do esgoto recolhido, que na sua maior parte é de origem industrial, e que nos dias das avarias apresentava resíduos sólidos de dimensão invulgar para a rede de saneamento”.

O incidente foi comunicado à Agencia Portuguesa do Ambiente e o BE já questionou o Ministério do Ambiente salientando que o facto de os resíduos em causa “serem de origem industrial levanta maiores preocupações sobre os poluentes envolvidos”.