BE questiona Governo sobre oferta de serviços de saúde em Ovar.

2020-06-16 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda entende que os serviços tenham estado em modo especial durante o Estado de Emergência, no concelho de Ovar, mas dá sinais de preocupação pelo não regresso à normalidade.

Fala, em concreto, da redução do horário da consulta aberta no Centro de Saúde de Ovar e encerramento de várias extensões do concelho.

O concelho de Ovar teve uma incidência elevada de Covid-19 e uma propagação comunitária da doença, tendo mesmo sido levantada uma cerca sanitária neste concelho.

Durante o momento mais agudo da situação epidémica, os cuidados de saúde primários concentraram esforços no acompanhamento dos diagnosticados, conseguindo evitar a hospitalização de muitas pessoas, assim como no acompanhamento à distância de todos os utentes do concelho.

O BE aceita o regime de exceção mas quer o regresso à normalidade.

“Já não se compreende é que numa situação em que se começa a retomar a atividade (e a recuperar outra que ficou suspensa) haja uma diminuição do funcionamento da consulta aberta no Centro de Saúde de Ovar e se mantenha o encerramento de várias extensões de saúde.

O Centro de Saúde de Ovar tinha a sua consulta aberta em funcionamento até às 24h. Neste momento, esse horário foi reduzido para até às 20h durante os dias úteis e para as 13h aos sábados, domingos e feriados (quando antes funcionava das 8h às 24h).

“Sabemos ainda que se mantêm encerradas as extensões de Arada e Maceda, do Furadouro e de São Vicente Pereira. O encerramento destas extensões, acrescido à falta de transportes públicos, está a causar enormes transtornos à população e está a fazer com que um serviço de saúde que deve ser de proximidade e de acesso fácil, se torne inacessível”.

Perante a situação, o Bloco de Esquerda quer respostas do Governo.