BE quer criação de serviço municipal de ação social.

2017-09-24 16:42

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura de Nelson Peralta dedicou o fim de semana às questões sociais e aos cuidados dos animais.

O Bloco de Esquerda visitou os abrigos da "AMA. AMigos do Abrigo da Quintã do Loureiro" e da "AFECTU - Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos" e verificou as suas necessidades e o serviço que providenciam. Nelson Peralta acusa a autarquia aveirense de “incumprimento legal” por não ter serviço municipal de canil.

"A Câmara Municipal de Aveiro está numa situação de ilegalidade. Não cumpre o serviço público a que está obrigada. Não há canil nem qualquer protocolo com outra instituição. Ao fim de 12 anos de maioria absoluta PSD/CDS este é o resultado: mais um serviço público destruído", considerou o candidato bloquista.

Nelson Peralta adiantou que a candidatura quer "a construção de um canil municipal, de proximidade, com políticas de esterilização e que promova a adoção. É não só um serviço público obrigatório mas também uma política pública essencial". Pretende ainda "campanhas CED (Captura, Esterilização e Devolução) e programas de formação, sensibilização e a inclusão da temática animal na comunidade educativa".

No fim de semana a candidatura passou ainda pelos mercados e ruas. Falou de respostas sociais e combate à pobreza. Nelson Peralta considera que "é essencial que as autarquias implementem um modelo social de inclusão e que permita eliminar desigualdades. No entanto, o executivo PSD/CDS tem feito precisamente o contrário: aumento dos impostos e redução dos serviços públicos. As pessoas ficam mais desprotegidas e fragilizadas. É necessário inverter esta caminho".

O Bloco de Esquerda propõe a criação de um serviço municipal de ação social. Quer também criar equipas de pequenas reparações que possam responder a necessidades nas habitações de idosos carenciados. "Cada vez há menos combate à pobreza em Aveiro. Precisamos abandonar essa política regressiva e dar uma resposta efetiva à população", afirmou o candidato bloquista.