BE quer Aveiro como Município acolhedor de refugiados.

2022-02-28 09:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda vai propor que Aveiro se declare Município acolhedor de refugiados.

Prepara-se para apresentar duas propostas na Assembleia Municipal de Aveiro visando a declaração de Aveiro como município de acolhimento de refugiados e visando a criação de um fundo de apoio à inclusão aos refugiados.

Sugere um pacote de medidas sociais com bolsas de estudos, gabinete de acompanhamento e aconselhamento para a validação de competências junto de outras instituições e de mecanismos e apoios financeiros de acesso ao ensino primário e básico, nomeadamente a creches.

Quer articular, de forma duradoura, as respostas na área da habitação, cultura, saúde e educação com a inserção profissional dos refugiados.

O Bloco quis demarcar-se da invasão da Ucrânia com a condenação da ação da Rússia, em defesa do “fim imediato da guerra” e da promoção do “diálogo no quadro das Nações Unidas” e recusa a escalada da guerra com o reforço das forças da Nato.

Diz que pode ser um erro que vai "provocar a escalada do conflito".

O Bloco de Esquerda afirma-se “solidário” com todo o povo Ucraniano e com a diáspora Ucraniana residente em Portugal e em particular em Aveiro.

“Condena ainda as tentativas de Putin de desestabilizar as democracias europeias sendo o maior financiador da extrema-direita europeia e assumindo papel de liderança nesse campo político. Condena ainda as sucessivas violações dos direitos humanos por parte do governo russo”.