BE quer agenda reformista para a energia e o clima.

2020-06-05 14:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No Dia Mundial de Ambiente, o Bloco de Esquerda promoveu um debate de urgência sobre “a justiça climática e a saída das crises”.

Na intervenção de abertura do debate, Nelson Peralta considerou que "a resposta à crise provocada pela pandemia tem que responder também à crise climática" e que "neste momento em que o relançamento económico será feito com fundos públicos", não se pode "repetir os erros do passado".

Apresentou ainda a Lei de Bases do Clima proposta pelo Bloco.

“A alternativa é criar emprego que responda às necessidades sociais e à crise climática. Um modelo mais robusto que garante que o emprego não é destruído na próxima crise cíclica. Emprego para sair da crise, para garantir direitos sociais e para salvar o planeta", afirmou o deputado eleito por Aveiro.

No momento em que o governo tem António Costa e Silva e trabalhar numa agenda para o futuro e no momento em que a UE disponibiliza fundos para uma mudança energética, o BE diz que nada pode ficar na mesma.

“O caminho para a neutralidade carbónica não é socialmente neutro e nós escolhemos uma sociedade mais solidária e igualitária", defendeu.

“Precisamos de uma transição ecológica e energética que crie emprego para as necessidades da sociedade e do planeta: nas energias renováveis, na habitação, nos serviços públicos, na segurança alimentar, na proteção da biodiversidade".