BE preocupado com falta de nomeações no Centro Hospitalar de entre o Douro e Vouga.

2019-09-04 08:15

Categoria: 

Concelho: 

O BE está preocupado pela falta de nomeações no Centro Hospitalar de entre o Douro e Vouga.

Diretor Clínico e administração terminaram mandato há mais de um ano e ainda não são conhecidas novas nomeações.

Para o BE há um problema agravado uma vez que o Centro Hospitalar, composto pelas unidades hospitalares de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, serve os concelhos de Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Ovar e Castelo de Paiva, num total de 340 mil habitantes.

“É um Centro Hospitalar de enorme importância, seja pelas unidades que o integram, seja pela diferenciação de cuidados de que é capaz, seja pela vasta população que serve. É por isso estranho que o atual conselho de administração esteja, na prática, em gestão corrente há cerca de um ano e meio, uma vez que o seu mandato terminou em fevereiro de 2018 e, desde então, não houve nem recondução, nem nomeação de novo Conselho”.

Quanto à diretora clínica cessou funções, a seu pedido, no dia 30 de junho de 2019 e é o Presidente do Conselho de Administração a fazer a supervisão e coordenação do Serviço de Informática, do Gabinete de Qualidade o e acompanhamento geral do Hospital de S. João da Madeira.

Segundo adianta o BE, a Enfermeira Diretora assume a supervisão e coordenação do Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, do Serviço de Gestão de Doentes e do Serviço Social.

E dois profissionais que tinham exercido as funções de diretores clínicos adjuntos assumem a prática de atos relativos à gestão clínica.

“Perante isto, a tutela tem que tomar uma decisão sobre a nomeação do Conselho de Administração e dos membros em falta. O pior que pode acontecer a este CH é estar nesta incerteza sobre o seu próprio futuro”.