BE lança debate sobre políticas públicas dedicadas ao cuidado dos animais.

2016-04-01 11:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda promove, esta noite, uma sessão pública sobre o “bem-estar animal”. Depois de várias ações de denúncia sobre a forma de funcionamento de canais municipais na Região de Aveiro, o BE lança o debate sobre a “falta de resposta pública e intervenções erradas relativas às questões do bem-estar animal em Aveiro” como fator de “risco para a saúde pública e para a sanidade animal”. Ativistas, voluntários, profissionais, associações e toda a população interessada são desafiados para uma sessão pública na sede do BE (21h).

Lembra que o canil municipal de Aveiro “funcionou fora das normas legais” e encerrou sem que fosse criada “uma verdadeira solução alternativa” e aponta o canil de Ílhavo que passou a servir também os municípios de Aveiro e Vagos como espaço onde o abate tem ganho preponderância. O Partido falou, recentemente, do abate de 1.088 animais (957 cães, 129 gatos, 1 ovino e 1 equino) ao longo dos últimos quatro anos.

Em Aveiro aponta a alteração ao regulamento de habitações sociais com proibição de manter animais de raças consideradas perigosas como mais um foco de polémica que divide a sociedade civil. “Pretendemos com esta iniciativa ouvir quem lida mais de perto com os direitos dos animais em Aveiro para construir alternativas à situação existente e para definir políticas públicas para a condição dos animais”.