BE faz 'viagem' ao mundo do imobiliário em Aveiro nas Jornadas Parlamentares do Partido.

2023-02-07 16:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A antiga Lota de Aveiro, o Complexo das antigas piscinas, a Fonte Nova e os terrenos do antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo estiveram na 'rota' do Bloco de Esquerda (BE) pelo 'mundo da habitação' em Aveiro.

As Jornadas Parlamentares, hoje, foram dedicadas ao tema da habitação e a cidade de Aveiro foi apontada como o exemplo de um país que "trata mal os terrenos públicos, aproveitados pela iniciativa privada para fomentar a especulação".

O encerramento das Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda mostrou uma cidade com vários dossiês mediáticos na agenda do poder político.

Seja na esfera municipal ou na definição de políticas de habitação com o IHRU, o BE diz que os caminhos trilhados "não estão a conseguir travar o aumento de preços e a consequente exclusão de famílias ou pessoas que não conseguem viver no centro da cidade" de Aveiro.

Nelson Peralta, dirigente do BE em Aveiro, guiou esta visita pelos terrenos das antigas piscinas que estão à espera de utilização.

São terrenos, no centro de Aveiro, completamente abandonados.

Peralta recordou as peripécias que envolveram a Câmara Municipal de Aveiro e o Beira-Mar, no processo de venda das piscinas e diz que “todos perderam” e a cidade acabou por perder controlo sobre uma parcela importante de terrenos. (com áudio)

Pedro Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, disse à reportagem Terra Nova que a questão dos terrenos da antiga Lota é o exemplo do que se passa no país.

Entidades públicas envolvidas numa discussão em torno de terrenos que serão loteados e colocados no mercado imobiliário privado.

Considera que não é, desta forma, que as cidades se vão preparar para criar oferta imobiliária a preço justo. (com áudio)

Uma viagem ao mundo do imobiliário em Aveiro nas Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda que deixou na área do antigo centro de saúde mental de São Bernardo uma mensagem para o Governo.

Detentor de património imobiliário fechado, às portas da cidade, em processo de degradação e que, na leitura do BE, poderia ser espaço de residências universitárias (com áudio).

O Bloco de Esquerda saiu de Aveiro com propostas para regular o mercado de habitação.

Promete lançar as bases de um debate sobre o tema e em Abril tomar iniciativas no Parlamento com projetos de lei dedicados ao setor.

Propõe que a nova construção seja pensada em função dos direitos das pessoas obrigando a reservar fogos a custos controlados, a criação de mecanismos para regular as rendas habitacionais e dessa forma evitar quadros de usura e garantir que terrenos públicos sejam afetos a construção de habitação a preços acessíveis.