BE: "Falta de meios está a prejudicar os utentes do serviço de Radiologia no Centro de Saúde de Ovar.

2019-08-27 18:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda diz que a 'consulta aberta' existente no Centro de Saúde de Ovar "tem funcionado de forma intermitente, registando-se vários dias em que não consegue ser assegurada, ficando encerrada".

Esta consulta aberta, que se destina fundamentalmente a atender casos agudos ou utentes sem médico de família atribuído, "deveria funcionar todos os dias do ano nos seguintes horários: de segunda a sexta feira das 20h às 24h; aos sábados, domingos e feriados das 08 às 24h. No entanto, a realidade tem sido diferente, uma vez que desde final do ano passado tem sido difícil assegurar o funcionamento desta consulta aberta, em especial às sextas-feiras", é referido em comunicado.

"Em Setembro de 2018 houve dois dias em que não foi possível assegurar a consulta, em Outubro foram três os dias em que a consulta esteve encerrada, e em Novembro registaram-se mais dois dias em que não foi possível garantir a consulta aberta aos utentes (...) a situação tem-se agravado porque em Janeiro a consulta esteve encerrada três dias e em Fevereiro, 4 dias. Em março, 4 dias. Em Abril, 4 dias. Em Maio, 4 dias. Em Junho, 5 dias. Em Julho, 4 dias e em Agosto, 5 dias", adianta. Estes encerramentos "registaram-se sempre à sexta-feira".

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, também no Concelho de Ovar, "perdeu o seu serviço de urgência há vários anos (em 2007), pelo que a inexistência de uma consulta aberta para casos agudos no centro de saúde obriga os utentes a deslocar-se até Santa Maria da Feira ou Aveiro, sobrelotando os serviços de urgência dos respetivos Hospitais".

"Foi ainda, também recentemente, encerrado o serviço de Radiologia do Centro de Saúde de Ovar, entre os dias 16 e 30 de Agosto, das 17h30 às 24h00".

O Bloco de Esquerda "tem como prioridade o reforço do Serviço Nacional de Saúde para haja mais acesso e melhores cuidados prestados aos utentes. Esse reforço é particularmente importante nos cuidados de saúde primários que são os cuidados de maior proximidade e que desempenham um maior papel na prevenção da doença e na promoção da saúde. É para nós muito preocupante que no centro de saúde de Ovar se esteja a desinvestir na consulta aberta e na capacidade de resposta em determinados exames. Consideramos que tudo deve ser feito para que a consulta seja reposta e assegurada e para que o serviço de radiologia se mantenha nesta instituição de saúde".