BE denuncia crime ambiental em Águeda.

2019-07-22 17:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Moisés Ferreira, candidato à Assembleia da República do Bloco de Esquerda por Aveiro, esteve em Barrô, junto ao Rio Cértima, acompanhado pelos candidatos Pedro Alves e Nuno Serrano, para denunciar "uma descarga poluente que matou inúmeros peixes naquele curso de água". A comitiva bloquista deu uma conferência de imprensa no local, na tarde desta segunda-feira.

Para o bloquista "este é um grito de alerta e é um grito continuado do Bloco de Esquerda. Há dois anos estivemos no mesmo local e questionámos o governo, através do Ministério do Ambiente".

As linhas de água em Portugal "não devem estar poluídas e no Rio Cértima coloca-se o problema da saúde pública, uma vez que este rio abastece vários hectares de arrozais e, por outro lado, este é o principal meio de alimentação da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. É preciso fazer a despoluição deste rio, se queremos a revitalização e requalificação da Pateira". "Em 2017, o governo disse-nos que as entidades poluidoras, públicas (ETAR da Mealhada e ETAR de Anadia) e privadas (Modelo Continente, Sogrape, Destilaria Levira, Vírgilio dos Leitões, etc.), foram alvos de processos de contraordenação. O governo disse ainda que os poluidores já se tinham comprometido a parar com as descargas. Infelizmente, passados dois anos, tudo está igual ou pior".

No decorrer na última semana "houve uma nova descarga e podem ver-se os vários peixes mortos e em decomposição. É preciso apurar os responsáveis desta descarga. Mas também é necessário que o governo intervenha, junto das autoridades nacionais e locais, até porque já tinha identificado as fontes de poluição. Caso contrário, este rio vai acabar por morrer e não podemos ter um rio com esta importância nesta situação".