BE contra "carga imobiliária" na antiga Lota de Aveiro.

2023-03-09 14:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda contesta a escolha da Câmara de Aveiro quanto ao projeto vencedor do concurso de ideias para os terrenos da lota.

Considera que a proposta apresenta uma área de construção prevista “bastante acima” do que uma zona sensível como a lota “deve acomodar”.

“Aveiro não precisa de vários caixotes de betão que visam apenas potenciar as mais-valias urbanísticas a originar a partir da exploração daquele terreno público. Aveiro não precisa de mais uma área de habitação a preços de luxo que puxará para cima todos os preços na região”.O BE reage à votação das escolhas do júri do concurso e diz que a crítica não deve estar, como fez o PS, no processo para a escolha do projeto mas na “substância da escolha”.

“Um modelo de cidade hostil ao usufruto comum e com poucas áreas de parque urbano”.

Reclama, ainda, habitação pública inserida no arrendamento a custos controlados em defesa de quem ganha salários médios.

“O mercado imobiliário está sobreaquecido e, quer por parte da autarquia ou do governo central, a prática tem sido a de vender terrenos e habitações públicas, reduzindo a capacidade do Estado intervir no mercado e garantir o arrefecimento dos preços”, acusa o BE.