BE avança com interpelação ao governo sobre poluição do Rio Cértima.

2021-01-11 07:49

Categoria: 

Concelho: 

Bloco de Esquerda avança com interpelação ao governo sobre poluição do Rio Cértima.

Um grupo de militantes do Bloco de Esquerda da Mealhada e de Águeda, acompanhados por elementos da associação ambientalista “Amigos do Rio Cértima / Pateira”, visitaram as instalações da ETAR da Mealhada bem como as imediações de uma pocilga no Cardal, locais onde deram conta de problemas relacionados com a poluição do Rio Cértima. Do que puderam verificar, em relação à ETAR, que ainda está em construção, apenas uma das três linhas de tratamento de águas é que funciona, não estando, por isso, ainda a cumprir o seu principal objetivo, que é o tratamento completo dos efluentes.

“Como consequência, é possível verificar que há duas descargas de água poluída devido ao tratamento insuficiente da ETAR, uma delas feita diretamente na ribeira da Vacariça e outra no Rio Cértima”.

A agravar ainda mais este problema de poluição do rio Cértima, encontra-se a jusante da ETAR, uma pocilga cujos efluentes, segundo a delegação, escorrem por uma ribeira, afluente daquele rio, a céu aberto e sem qualquer tratamento.

Já em setembro de 2019, a associação Amigos do Rio Cértima / Pateira” fez-se representar na Assembleia Municipal da Mealhada para denunciar a poluição do rio, tendo o Bloco de Esquerda apresentado uma moção em “Defesa e Despoluição do Rio Cértima”, que foi aprovada por maioria.

Na altura, o presidente Rui Marqueiro afirmou estar a construir a maior ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) da região”, num valor de três milhões de euros, que iria melhorar “imenso” os efluentes das descargas, tendo informado que a Câmara tinha uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro contra uma pocilga da Mealhada que não cumpre os mínimos nas questões ambientais.

Na última Assembleia Municipal, no final de 2020, o autarca disse não haver avanços dessa ação relativo à Soacorgo, alvo também de uma ação popular sob a forma de providência cautelar.

“Este problema tem-se arrastado há demasiado tempo e sem solução à vista. Como tal, o Bloco de Esquerda, irá interpelar o governo sobre este caso de poluição do Rio Cértima”.