BE apresenta projeto que comprometa Governo e autarquias com despoluição de rios no distrito de Aveiro.

2018-03-08 09:53

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda apresenta proposta para a despoluição dos rios Antuã, Ul e Caima. Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Estarreja são áreas afetadas por recorrentes referências aos focos poluidores.

A estação de monitorização da qualidade da água da Ponte da Minhoteira está em funcionamento desde 1995 e, desde essa data, revela índices de “extrema poluição orgânica”, com elevadas concentrações de oxidabilidade, carência química de oxigénio, fosfatos, fósforo total, azoto amoniacal, o que levou à classificação da água como “Muito Má”. O BE lembra que tal fica a dever-se à “elevada densidade urbana e industrial”.

Deputados do BE apresentam um projeto de resolução que vai ser discutido e votado na Assembleia da Republica, que recomenda ao governo o seguinte que promova a despoluição dos rios Antuã, Ul e Caima, procedendo à identificação de todos os focos de poluição, bem como à verificação das licenças e condições de laboração de todas as entidades emissoras de efluentes; que aumente a monitorização da qualidade da água nestes rios e promova uma maior vigilância, de forma a impedir descargas ilegais ou atividades não licenciadas e que avalie, em conjunto com os municípios abrangidos, se os sistemas de tratamentos de águas existentes nas bacias hidrográficas destes rios são suficientes.