BE apresenta lista de candidatos à Câmara de Aveiro.

2021-07-22 10:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda apresenta Juliana Couras como segunda candidata na lista à Câmara de Aveiro.

Os nomes da lista liderada por Nelson Peralta foram divulgados esta quinta-feira com a médica e engenheira computacional, de 25 anos, em destaque na lista.

Trata-se de uma candidata independente integrada nas listas do BE.

Nasceu em Aveiro em 1996, tendo estudado nas escolas da cidade até 2014. Em 2014 mudou-se para o Porto para estudar Medicina, mas em 2016 voltou a Aveiro para estudar Engenharia, dividindo o tempo entre Aveiro e o Porto.

Assumida feminista Juliana Couras considera que “a luta política deve ser cooperativa e interseccional, assentando no diálogo entre pessoas, coletivos e instituições, com vista à transformação e emancipação social”.

A candidata assume que reconheceu nesta candidatura autárquica do Bloco de Esquerda a vontade de transformar Aveiro e “derrotar as políticas de direita”.

“Nos últimos anos temos visto como a cidade se desadapta às pessoas, não havendo uma simbiose entre vários meios de transporte ecológicos que permitam uma efetiva e segura mobilidade. Numa década em que as bicicletas partilhadas e os transportes públicos gratuitos já são uma realidade em várias cidades europeias, Aveiro tem ficado para trás e entregado a gestão de transportes a privados que não têm em vista a criação de uma cidade integrada. Tal, associado à especulação imobiliária e à ausência de políticas públicas de habitação, deixa os aveirenses completamente desprotegidos e sem garantias”, afirma Juliana Couras, concluindo que “é urgente mudança e há que começar já a transformar Aveiro”.

Na lista figuram ainda Ivo Angélico (32 anos, engenheiro de telecomunicações), Rita Carmona (31 anos, professora e gestora de projectos), João Labrincha (38 anos, gestor de projetos sociais e comunicação), Ana Mingatos (29 anos, designer de comunicação), Gonçalo Gonçalves (43 anos, professor), Mafalda Moreira (23 anos, empregada de balcão) e João Madeira Filho (57, operário fabril).