Barcos Moliceiros levam Congresso da Região de Aveiro até Lisboa.

2023-10-20 17:01

Categoria: 

Concelho: 

De 15 a 24 de outubro, os 11 Municípios da CIRA recebem o Congresso da Região de Aveiro, sobre temas "importantes" para o presente e o futuro da CIRA.

Este sábado, dia 21 de outubro, o Congresso da Região de Aveiro 2023 tem uma paragem especial, no Município de Lisboa, com presença no programa do Portugal Cultural Imaterial, que acontece no Museu do Traje.

“Decidimos anuir ao convite que nos foi feito pelo Ministério da Cultura, para integrarmos o programa do Portugal Cultural Imaterial e que no fundo utiliza este pretexto, para dar palco de dimensão nacional, a processos de classificação de património imaterial, que estão em vários estádios de desenvolvimento, a nível nacional, bem como no quadro da UNESCO – como é o caso do Barco Moliceiro”, explicou o Presidente Ribau Esteves.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) convidou por isso, o pintor José Oliveira, uma das maiores referências a este nível na Região, para apresentar o seu livro “30 anos a pintar a Ria”, onde se conta muito sobre a história, o património e a cultura dos Moliceiros.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de participar num workshop de pintura de painéis de Moliceiros e assistirem à exibição de dois vídeos sobre a Grande Regata dos Moliceiros e a Arte da Construção Naval.

O Congresso da Região de Aveiro 2023, à semelhança das edições anteriores, é um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.