Aveiro: Universidade e Município despediram-se de Manuel Fernandes Thomaz.

2022-03-22 07:26

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro despediu-se de Manuel Fernandes Thomaz.

O antigo vice reitor da Universidade de Aveiro faleceu, este fim de semana, aos 84 anos.

Manteve uma carreira académica, política e associativa com Aveiro no centro da atividade mas que não se esgotou nos limites da cidade.

Manuel Fernandes Thomaz era Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Química Física na Universidade de Sheffield, em Inglaterra.

Foi vice-reitor da Universidade de Aveiro entre 1980 e 1986, vice-presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica em 1988 e 1989 e presidente da Sociedade Portuguesa de Física ente 1990 e 1992.

Em 1991 foi nomeado Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e esteve no Governo social-democrata até 1995.

Em novembro desse ano voltou a ser professor na Universidade de Aveiro, até se reformar em março de 2001.

Manuel Fernandes Thomaz foi docente fundador do Departamento de Física e da Universidade de Aveiro e deixou marca como professor e investigador no lançamento do grupo de Espectroscopia do Departamento de Física.

A Universidade de Aveiro lembra que o auditório do DFis tem o seu nome.

Enquanto desempenhou funções governativas, o académico lançou o programa Viva a Ciência, antes da criação do Ciência Viva.

O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, lembra o seu trajeto em prol do país e do desenvolvimento da UA.

"Recordamos os altos cargos que desempenhou mas, acima de tudo, os contributos para o desenvolvimento da Universidade de Aveiro e do país. Pessoalmente, tenho bem presentes os seus multifacetados interesses em história da ciência, um tema que lhe era grato e que muito fez por desenvolver na Universidade de Aveiro. Mas recordo também o homem de aprumada verticalidade, atento aos valores e princípios éticos - uma qualidade que era tão essencial no tempo em que exerceu cargos de responsabilidade como hoje. Que essa caraterística seja recordada".

João Miguel Dias, diretor do Dfis, recorda o percursor.

"O Prof. Manuel Fernandes Thomaz foi o primeiro Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Física, onde exerceu funções com grande dedicação e promoveu o seu desenvolvimento e crescimento através da sua elevada experiência e visão, tendo ficado perpetuado na Universidade através do reconhecimento prestado com a atribuição do seu nome ao anfiteatro deste departamento".

Luís Souto, presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, realça a entrega à causa pública e a carreira académica e a figura do “gentleman”.

“Poucos aveirenses atingiram um patamar tão alto na carreira académica e política e na intervenção pública e social. Mais do que tudo o que foi, fica para mim aquela figura sempre cordial e educada, de uma verticalidade e de uma profundidade de pensamento cada vez mais raros. A universidade perdeu uma das suas figuras fundacionais. Aveiro um homem inteligente, culto e bom. O PSD perdeu um dos seus melhores”.

As cerimónias fúnebres decorreram na tarde desta segunda, dia 21 de março, na Igreja de Santo António, em Aveiro.

 

 

Texto: Terra Nova com UA

Imagem: UA - foto de Marília e Manuel Fernandes Thomaz