Aveiro: "Tenho obrigação de contribuir para que o PS se possa apresentar às eleições da melhor forma" - Alberto Souto.

2023-01-23 08:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Alberto Souto não disse "não" nem "nunca" ao regresso à política local mas diz que por agora ajuda só com ideias.

O antigo autarca de Aveiro assume que o PS precisa de estratégia e novos protagonistas mas diz que é cedo para falar nas eleições autárquicas de 2025.

Palavras na conferência que passou em revista os mandatos do PS na Câmara de Aveiro.

Souto afirma-se disponível para colaborar mas entende que neste momento o trabalho não está nos candidatos mas na estratégia (com áudio)

O antigo autarca procura reabilitar a imagem que, ao longo dos últimos 16 anos, ficou colada à derrapagem financeira da autarquia, mergulhada numa crise profunda a partir de 2005.

Seguiram-se 8 anos de gestão sob liderança de Élio Maia, com empréstimo bancário mas sem retorno ao nível do investimento público, e mais 8 anos de Ribau Esteves que colocou a autarquia num programa de ajustamento financeiro.

Alberto Souto diz que parte deste arrastamento surge da "incapacidade" de Élio Maia para lidar com a dívida e aponta o exemplo de recuperação (PAM), com Ribau Esteves, como marca de que teria sido possível assegurar essa recuperação num mandato autárquico.

Para a história passou em revista projetos que lançou, outros que não viram a luz do dia mas que aos poucos têm vindo a ser concretizados.

E desafiou o PS a olhar com orgulho para a obra feita (com áudio)

Alberto Souto governou o município de Aveiro entre 1998 e 2005.

Não esconde desagrado pela forma como o PS lidou com a herança mas o encontro deste fim de semana confirma a "paz".

E admite que o apoio à atual concelhia é também um sinal de disponibilidade para o futuro.

Pelo menos ao nível das ideias e das estratégias.

Lembra que os mais velhos devem ser tidos em atenção pela experiência acumulada.

Entre os desafios de futuro assume a mobilidade, o ambiente, as alterações climáticas e o estacionamento como relevantes.

Lembra que a questão da falta de estacionamento é antiga e já no passado com soluções que, nalguns casos, têm vindo a ser trabalhadas.

Não foi partidário do estacionamento no Rossio mas diz que o estacionamento junto ao Hospital há muito foi pensado para acolher uma estrutura com capacidade para servir Hospital e Universidade (com áudio)

O PS voltou a sinalizar Alberto Souto como referência e quer a voz do antigo autarca na preparação das próximas eleições.

Na plateia estiveram alguns dos antigos "vereadores" das suas equipas e figuras que pedem uma ideia nova para a cidade e o Município.

O antigo autarca repescou uma ideia para um local emblemático da cidade.

Sem saber o que vai nascer na rotunda das pontes, avisou que é avisado evitar obras polémicas e diz que chegou a propor, no passado, um feixe de luz (holograma) capaz de sinalizar diferentes obras em diferentes momentos, símbolo de uma cidade digital.