Aveiro tem capacidade para receber cerca de 1.500 refugiados no Regimento de Infantaria 10.

2022-03-05 08:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro tem capacidade para receber cerca de 1.500 refugiados no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, se esse tipo de operações forem consideradas necessárias e acordadas no âmbito da União Europeia e pelo Governo Português.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Aveiro na cimeira das regiões e cidades europeias que decorreu em Marselha.

O encontro de dois dias, decorreu esta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de março, e começou com uma declaração subscrita pelos autarcas europeus presentes, “defendendo o fim do ataque russo à Ucrânia e expressando o compromisso de apoio total aos cidadãos ucranianos agora e no futuro”.

Os líderes dos Municípios e das Regiões Europeias enfatizaram o seu apoio à Ucrânia, concretamente com a organização dos recursos e da ajuda humanitária aos ucranianos, nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia.

“É muito importante que os apoios ao povo ucraniano estejam bem definidos e sejam objetivamente uma ajuda. O Comité das Regiões, os Poderes Locais e Regionais da Europa, têm um papel fundamental nesse processo e o balanço dos primeiros dias é muito positivo desse ponto de vista. Canalizar a ajuda com os meios devidos e os recursos necessários para a vida dos refugiados de guerra é imprescindível. Vivemos um tempo de escassez de recursos, pelo que esta organização europeia ao nível regional e local é fundamental, para não desperdiçarmos bens alimentares, roupas e medicamentos”, referiu Ribau Esteves.