Aveiro tem acordo com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena de Áustria.

2022-09-23 07:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro aprovou o Memorando de Entendimento com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena de Áustria para o fomento da estratégia de desenvolvimento e de implementação das artes digitais, concedendo a eventos como o Criatech (Criatividade Digital) uma dimensão europeia.

A autarquia revela que esta aposta é essencial na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Universidade escolhida é considerada uma das instituições mais relevantes e prestigiadas nesta área a nível mundial, com destaque para a qualidade artística.

Destaque para a participação neste Memorando de Ruth Schnell, Martin Kusch e Patrícia J. Reis.

Ruth Schnell é diretora do departamento de Artes Digitais da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, sendo atualmente uma das mais proeminentes e premiadas criadoras na sua área e Consultora do Governo Federal Austríaco e do Ministério da Educação, desde 2007.

Martin Kusch é professor na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, fundador do coletivo Kondition Pluriel e artista com trabalho exposto nos maiores festivais e instituições a nível mundial.

Patrícia J. Reis é uma artista e investigadora portuguesa, sendo uma das figuras mais reconhecidas no campo das artes digitais a nível nacional.

Radicada atualmente em Viena, tem exposto e colaborado com os mais prestigiados festivais e instituições mundiais na sua área.

Outra das novidades apresentadas em reunião de Câmara é a adesão ao projeto “EFFE Seal for Festival Cities and Regions”, um selo de qualidade atribuído a Festivais após avaliação por especialistas internacionais no mundo dos festivais, liderado por sete cidades europeias, nomeadamente, Belgrado (Sérvia), Bergen (Noruega), Edimburgo (Escócia), Gand (Bélgica), Cracóvia (Polónia), Leeuwarden (Países Baixos) e Ljubljana (Eslovénia).

A CMA foi convidada a fazer parte deste projeto pela Associação Europeia de Festivais (EFA), fazendo assim parte do grupo dos primeiros signatários desta iniciativa, sendo que os conceitos-chave do “EFFE Seal for Festival Cities and Regions” são a criatividade, a sustentabilidade, o internacionalismo e a resiliência da Cidade/ Região.

Estes foram fatores que foram fundamentais na decisão do convite feito a Aveiro para integrar este grupo internacional.

A autarquia revela que aderir a esta iniciativa significa “reforçar a aposta nos valores europeus fundamentais como a inclusão, a tolerância, a justiça e solidariedade, a liberdade, a democracia, a igualdade, os direitos humanos e dignidade, e o compromisso com a aposta na Cultura e nos ideais artísticos, cultural e social europeu”.