Aveiro Tech Week reflete sobre "cidades inteligentes, sustentáveis, inclusivas, resilientes e felizes".

2021-10-13 09:47

Categoria: 

Concelho: 

A Aveiro Tech Week entra na fase das reflexões.

A primeira sessão, intitulada “Citizens and Cities – What Lies around the corner?”, decorre esta quarta-feira, às 14h30, na sala principal do Teatro Aveirense, e será dedicada às cidades inteligentes, sustentáveis, inclusivas, resilientes e felizes, durante a qual serão apresentadas boas-práticas de cocriação com cidadãos no desenvolvimento de soluções para o espaço público, desafios da sociedade ou abordagens inovadoras no âmbito do contexto das cidades.

Moderada por Maria Vlachou, Membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura, terá participação de Pedro Costa, Professor Associado do ISCTE, Tracy Geragthy, Gestora de Projetos na instituição Dublin City Council Culture Company, e Jordi Baltá, Consultor na Transit Projectes Barcelona, entre outros.

Já amanhã, quinta-feira, à mesma hora e mesmo local, realiza-se uma sessão conduzida por Paulo Bernardino Bastos, membro organizador do Artech Aveiro 2021, que se propõe explorar a criação artística sustentada pela tecnologia e computação.

Com a presença de Victoria Vesna, artista e professora na UCLA, Mirian Tavares, Professora Associada da Universidade do Algarve, Lucia Santaella, Professora na Universidade de São Paulo e Gerald Estadieu, Professor Assistente na University of Saint Joseph, este encontro procura apresentar “novas oportunidades e conceitos estéticos motivados pela tecnologia, através da apresentação de testemunhos e portfólios”.

Na sexta-feira, às 10 horas, os 13 projetos promovidos por startups, scaleups e instituições de I&D de diversos países apresentam em formato pitch as soluções e tecnologias inovadoras que tiveram a oportunidade de desenvolver e testar no Living Lab de Aveiro, no âmbito da 2.ª edição dos concursos Aveiro 5G e Aveiro Urban Challenges, cofinanciados pelo projeto Aveiro STEAM City.

A última tech session decorre na sexta-feira, às 14h30, e será dedicada à sustentabilidade das cidades, do planeta e do universo.

Com moderação da Professora e Investigadora da Universidade de Aveiro, Sara Moreno Pires, a discussão contará com a presença de Mathis Wackernagel, fundador e presidente da Ecological Footprint, Jaime Cavalcante Alves, Magnífico Reitor do IFAM, Carlena Ficano, Professora do Hartwick College em Nova Iorque, e Celso Prudente, Professor da Universidade Federal do Mato Grosso, entre outros.